data em que se comemora o Dia do Professor, Salgueiro aproveita para comemorar a data ressaltando a importância de cada profissional que ajuda a colocar o município entre os dez melhores de Pernambuco


“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." A frase de Albert Einstein, ganha mais força ainda e se torna real, quando os educadores contam com políticas públicas que dão sustentação ao seu trabalho na arte de educar. E é dessa forma que o município de Salgueiro figura com bons índices no campo da educação, a partir das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do município, beneficiando as escolas da cidade e zona rural, tendo como foco a valorização do profissional.
Com a aproximação da data em que se comemora o Dia do Professor, Salgueiro aproveita para comemorar a data ressaltando a importância de cada profissional que ajuda a colocar o município entre os dez melhores de Pernambuco. A prática de gestão educacional é participativa e valoriza as tomadas de decisões, por meio dos vários instrumentos que passam pela infra-estrutura de espaço, garantia de material didático, boas condições de trabalho, reajuste integral do piso salarial para os educadores além da garantia de material didático, fardamento e merenda para os alunos.
Segundo a Secretaria de Educação, dentro da valorização dos seus 338 professores, está a reconstrução e implementação do Plano de Cargos e Carreira. Na agenda de atividades, os educadores abraçam a formação continuada e inicial, recebem incentivos da Prefeitura para participar da Bienal do Livro, em Recife, como ocorreu recentemente, e contam com material pedagógico de qualidade. A secretária de Educação, Socorro Monteiro, lembra que nos últimos anos, foi implantado no município a política do diálogo, do cuidado e do estímulo na plataforma do ensino municipal.
“Como educadora, fico muito feliz em poder contribuir com essa melhoria, a gente tem que lutar e buscar. Só vale apena se você ama o que faz e não perder nunca a identidade”, argumenta Socorro, ressaltando do que só há o que comemorar porque a gestão se mostra sensível aos professores, mostrando uma visão mais ampla das necessidades das escolas.
Para a professora da Escola João XXIII,  Maria das Graças Pereira, sempre é bom comemorar os índices que somam para melhor. “Somos valorizados financeiramente e com recursos pedagógicos que a escola recebe e contribui para o nosso trabalho”, disse a educadora. A mesma opinião é compartilhada pela professora Maria Leidivan Mimi da Silva, que fez questão de pontuar sua felicidade em ser professora da rede  municipal.
“Temos o PCCR que é o piso implantado antes do Estado e que já vínhamos recebendo. Participar da bienal com apoio da Prefeitura, é um estímulo ao professor. Sem dúvidas, são iniciativas como estas que faz  o município crescer muito, não só com a questão do piso, mas com a formação continuada, com relação ao plano de cargos e carreira, tem município que nem começou e o nosso já está bem avançado”, destacou.
O prefeito em exercício, Luiz Carlos de Souza (Dr Cacau), aponta que a educação também é prioridade no plano de compromissos dessa gestão. “Sabemos que o professor é a antena da raça. É um dos profissionais mais importantes para a construção da cidadania e fortalecimento da democracia. Nesse sentido,  quero parabenizar a todos pela chegada de um dia que merece todas as honras de quem está na ativa ou não pela arte de ensinar”, completou. 

Comentários