Vitórias deixam Romney perto da indicação republicana

MILWAUKEE, Estados Unidos, 4 Abr (Reuters) - Mitt Romney deu na terça-feira um grande salto rumo a se tornar o candidato presidencial republicano nos Estados Unidos ao vencer com facilidade o rival Rick Santorum nas disputas de Wisconsin, Maryland e Washington DC.
Os resultados devem intensificar a pressão da cúpula partidária pela desistência de Rick Santorum, para que Romney possa se preparar para a difícil batalha de novembro contra o presidente Barack Obama, democrata candidato à reeleição.
Em seu discurso de vitória em Milwaukee, Romney ignorou Santorum e deu o tom do que será a campanha da eleição geral, fazendo duras críticas a Obama por sua gestão econômica e pelo preço da gasolina.
"É suficiente para fazer você pensar que anos voando por aí no Air Force One, cercado por uma equipe adoradora de verdadeiros crentes lhe dizendo como você está fazendo um grande trabalho, bem, isso pode ser suficiente para deixar você um pouco alienado", disse Romney.
Num claro sinal de que Obama também acredita na indicação de Romney, ele o citou nominalmente num discurso com forte tom partidário na terça-feira, criticando-o por apoiar uma proposta de cortes orçamentários.
"Um dos meus potenciais adversários, o governador Romney, já disse esperar que uma versão similar desse plano do ano passado seja introduzido como lei no primeiro dia da sua presidência", afirmou Obama em discurso a executivos da imprensa, referindo-se ao plano que previa cortes no sistema Medicare e em outros programas federais voltados para idosos e pobres.
"Ele disse que apoiaria muito esse novo orçamento e chegou a chamá-lo de 'maravilhoso', que é uma palavra que a gente não costuma ouvir quando se trata de descrever um orçamento."
A campanha de Obama também lançou um anúncio atacando Romney, ex-executivo do setor financeiro, por apoiar empresas petrolíferas, algo que Romney imediatamente ridicularizou.

Comentários