Cidades americanas da Costa Oeste começaram ontem a se recuperar da passagem da supertempestade Sandy, que matou 55 mortos nos Estados Unidos e deixou regiões importantes ilhadas. Dois dos três aeroportos e o sistema de ônibus de Nova York foram reabertas e até peças da Broadway voltaram a ser encenadas. A situação, porém, ainda está longe da normalidade no país.
Ônibus voltaram a circular por ruas de Nova York e aeroportos foram abertos. Há possibilidade de linhas do metrô serem reativadas nesta quinta | Foto: AFP
A noite e a madrugada de ontem foram difíceis, sobretudo para moradores de bairros pobres da cidade mais importante do país. Durante quedas de energia elétrica, houve saques na região do porto de Nova York e em Coney Island, no Brooklyn. Um dos saqueadores de uma loja foi resgatado por equipes de socorro, porque o prédio do estabelecimento foi destruído durante a tempestade.
Pontes foram reabertas ontem e para hoje está prevista a reabertura parcial do metrô de Nova York. O fornecimento de energia elétrica, porém, ainda não foi retomado em algumas localidades. Ontem, mais de 700 mil residências continuavam sem receber eletricidade. Algumas ficam em Manhattan, região nobre de Nova York e uma das áreas mais afetadas.
Mais de 500 pacientes do hospital público Bellevue de Nova York, perto do East River, foram transferidos devido a uma pane em um de seus geradores de energia. A retirada começou depois que as luzes do centro médico começaram a piscar até que finalmente o local ficou completamente às escuras. Imediatamente após o incidente, foi colocado em prática um plano para que os pacientes fossem transferidos.
Equipes de resgate usaram barcos para percorrer vias ainda alagadas | Foto: AFP
O Bellevue é o segundo hospital que retira pacientes na cidade por culpa da supertempestade. Na noite da segunda-feira, mais de 200 pacientes da Escola de Medicina da Universidade de Nova York foram transferidos.
Obama sobrevoa Nova Jersey e promete recursos sem burocracia
O presidente Barack Obama sobrevoou ontem, de helicóptero, o Estado de Nova Jersey, vizinho a Nova York, um dos mais atingidos pela supertempestade. Ele disse que não permitirá que a burocracia atrapalhe a chegada de recursos às vítimas.
Comentários
Postar um comentário
Forneça seu Nome (Obrigatório) e os comentarios que tiverem ofensas,serão deletados