Médico descarta malária como causa da morte de ator

A viúva Antonia Fontenelle levantou a hipótese durante o velórioNa tarde desta segunda-feira (12), o médico particular do diretor Marcos Paulo descartou a hipótese do ator ter contraído malária em Manaus.
Segundo o especialista, as causas reais da morte estão reveladas no atestado de óbito, assinado por ele, e, atualmente, nas mãos de Antonia Fontenelle, viúva de Marcos Paulo.
Conforme comunicado divulgado pela Globo, o diretor, de 61 anos, foi vítima de uma embolia pulmonar. “Não houve malária”, afirmou o profissional, que fez o atendimento de emergência de Marcos Paulo ao lado do médico do Corpo de Bombeiros.
Durante o velório do marido, no Memorial do Carmo, Antonia Fontenelle contou que o ator e diretor morreu em seus braços, no apartamento dos dois, na noite deste domingo (11). A atriz contou que o marido estava há uma semana com febre, características de malária. 
Em entrevista ao site do programa “Bem estar”, o infectologista Caio Rosenthal, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, em São Paulo, considera a hipótese “possível, mas improvável”.
Segundo o especialistas em doenças infecciosas, como é o caso da malária, o intervalo de uma semana entre a chegada de Marcos Paulo a Manaus e sua morte dá tempo suficiente para que a doença se manifeste.
No entanto, essa malária só levaria à morte se fosse um caso muito grave, que o médico chamou de “infestação maciça” do Plasmodium, parasita que causa a doença. “Hoje em dia, é muito raro a gente pegar um quadro desses”, afirmou.
Rosenthal explicou ainda que, nos casos em que a malária leva à morte neste curto espaço de tempo, os sintomas não se assemelham aos da embolia pulmonar, e que os médicos que o atenderam conseguiriam diferenciar, principalmente sabendo que o paciente estava em uma região onde a malária é mais comum.
O corpo do ator e diretor será cremado amanhã. As cinzas devem ser jogadas na praia ou na própria casa do ator.

Comentários