Em Uberlândia, o programa “Minha Casa Melhor”, do Governo
Federal, está causando polêmica. Pela ação, os beneficiários que estiverem em
dia com as prestações, podem ter acesso a uma linha de crédito de até R$ 5 mil
para aquisição de móveis e eletrodomésticos. Mas esse crédito estaria sendo
usado para a compra de outros produtos que estão fora do programa.
Pelo programa,
lançado no dia 13 de junho, é possível comprar até dez produtos diferentes,
entre móveis e eletrodomésticos. São estabelecidos os itens e os valores máximos:
Confira abaixo:
ITENS E
VALORES
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Guarda-roupa
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até R$ 380
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Cama de casal
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até R$ 370
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Cama de solteiro
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até R$ 320
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Mesa com cadeiras
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até R$ 300
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Sofá
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até R$ 375
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Refrigerador
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até R$ 1.090
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Fogão
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até R$ 599
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Lavadora de roupas
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até R$ 850
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TV Digital
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até R$ 1.400
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Computador
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até R$ 1.150
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Além dessas determinações, o programa define que os produtos devem ser comprados em lojas credenciadas. Em Uberlândia, segundo o site do “Minha Casa Melhor” há 36 lojas credenciadas. O problema é que, entre estes estabelecimentos, sete são para construção, o que não se encaixa no programa.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, está
terminando de construir o muro da casa e, para isso, comprou os materiais com o
cartão do “Minha Casa Melhor”. “Comprei cimento, tijolo, treliça, tinta para
pintar minha casa, assento para o meu vaso, espelho para o banheiro. Não tive
nenhuma dificuldade. É tipo um cartão de crédito mesmo”, afirmou.
Para confirmar as irregularidades no programa, a produção do
MGTV realizou algumas gravações com três lojas de materiais para construção
(Veja vídeo acima). Todas afirmaram que vendem por meio do “Minha Casa Melhor”.
Um comércio de móveis planejados, que também não se encaixa no programa,
confirmou que aceita o cartão.
Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal (CEF) afirmou que qualquer estabelecimento que descumpra as regras do programa é descredenciado. O órgão também esclareceu que os gerentes deles visitam as lojas credenciadas periodicamente e sem aviso prévio, para acompanhar a execução do programa.
Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal (CEF) afirmou que qualquer estabelecimento que descumpra as regras do programa é descredenciado. O órgão também esclareceu que os gerentes deles visitam as lojas credenciadas periodicamente e sem aviso prévio, para acompanhar a execução do programa.
A CEF informou que denúncias e reclamações são verificadas
prontamente, afim de confirmar se há indícios de desvios. Segundo o órgão
federal, os clientes são contactados para se obter informações das compras
realizadas, para verificar se o beneficiário tem participação direta no desvio
de finalidade do programa. Caso seja constatado, o cartão é bloqueado, além de
notificação à Polícia Federal e ao Ministério Público.
A produção do MGTV também questionou à respeito do motivo
pelo qual as lojas que não têm os produtos atendidos pelo “Minha Casa Melhor”
estarem credenciadas para atender aos clientes, mas não obteve resposta.
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