Blogs, jornais comunitários e
rádios alternativas alcançam população a um baixo custo para o Estado. Por que
não investir nestes veículos de comunicação?
Mesmo com toda a crise da
falta de recursos, acho fundamental o estado retomar as suas campanhas
publicitárias, o mais rápido possível, principalmente aquelas que visam trazer
informações, esclarecimentos e orientações à população.
O programa Nota Legal, por
exemplo, corre o risco de ser esquecido pela população – o que acarretaria
queda na arrecadação, afetando seu objetivo primordial , pois não houve
estímulo para que os consumidores exigissem a devida nota fiscal.
Próximos da maior festa
brasileira de todos os tempos, o Carnaval bate às nossas portas e não vemos
nenhuma campanha por parte do estado , no sentido da utilização do preservativo
. Já tivemos alguns eventos carnavalescos públicos e nenhuma conscientização
por parte do Governo. Não há, igualmente, nenhuma campanha visando coibir o uso
de bebida alcoólica - muito consumida nessa época - principalmente ao volante.
O custo humano pode ser alto, caso não reforcemos esse alerta na mente da
juventude.
Em poucos dias, estaremos
também diante das cobranças de IPVA, IPTU e outros impostos, mas até o momento
não temos a menor noção da programação de pagamentos e qual o valor a ser pago,
uma vez que esses impostos sofrerão aumento em função da necessidade de
reequilíbrio das finanças do estado e municípios. Informações nos portais
oficiais não são suficientes para esclarecer a população.
Em praticamente todos estados do
País, campanhas como a da Dengue cobrem os meios de comunicação, buscando
orientar a população sobre os procedimentos para evitar a contaminação.
A propaganda quando tem nítido
caráter social e investidura de Estado, sem demagogias e propagandas políticas,
na verdade, exerce um papel social e é investimento e não um gasto, em
benefício de toda a população.
Investir nos blogs, jornais de
bairro ou de segmentos representativos, em revistas comunitárias e rádios
alternativas é uma forma econômica e eficaz de retomada das campanhas, pois são
de fácil acesso à população, uma vez que distribuídas gratuitamente. Acreditar
no potencial dos blogs – que atualmente tem mais alcance do que boa parte dos grandes
veículos de comunicação, também é uma ótima alternativa para disseminar as
informações, campanhas sociais e essenciais ao Governo e à população.
Está na hora do governo
começar a pensar nisso !!!
Paulo Alves.
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