Não ser favoravel a Redução da Maior Idade Penal é assinar Carteira do Menor Criminoso.



 

Que País é esse?

Este é o País em que menores tem o direito de fazerem o que quiserem, cometer crimes, fazer usos de drogas, tirar a vida de um outro ser e nada vai lhe acontecer. Afinal, ele não pode ser preso e pagar por seus crimes. É! O menor não pode ser preso, mas, ele pode matar, roubar, destruir famílias.

Percebo que muitos são desfavoráveis a redução da maior idade penal até mesmo os senhores deputados que reprovaram, mas, acho que a sociedade ainda não percebeu o perigo desses marginais adolescentes. Até quando continuará essa resistência a redução da maior idade penal? Será que continuará até o dia em que um menor tirar a vida de um enter querido dos senhores deputados? Será que é correto, deixar um adolescente criminoso na rua, livre para tirar vidas de trabalhadores inocentes?Não merecem serem penalizados? Se esse é caminho? Pode não ser.  Mas! também não podemos fechar os olhos e fingirmos de cegos. Os menores têm que serem tratados como adultos ao cometerem os crimes. Procuro a inocência desses marginais e não encontro. Será que a bruxa Cuca roubou a inocência deles ou será que somos nós os culpados deste roubo?

Indago-me: É correto um adolescente que cometeu um crime: matou, é certo ele permanecer livre?, é certo, ele simplesmente pagar com ações sócio-educativas? É certo, ele ao completar a maior idade e sair livre, com a ficha limpa, como se nada tivesse acontecido? É certo isso?! Pois bem! Muitos adolescentes que mataram inocentes, passam muitos vezes meses ou até mesmo meros dias, na fundação para menores, e saem de lá, livres e limpos.
A redução da maior idade penal não é o melhor caminho, mas, é o caminho para mostrar a esses marginais que quem comete crimes, tem penalidades sem importa-se quem é menor de idade ou adulto. E este é o caminho que temos para hoje.
A cada dia o numero de menores envolvidos com o crime, vem aumentando, o motivo, simplesmente os traficantes, tem a inteligência de utilizar esses menores como funcionários do crime. De uma forma, que facilita os “negócios”. Claro! Se o menor for preso, eles sabem que logo o menor será solto, pois, ele não pode ser penalizado.
Um certo dia, fiz uma visita a Funase aqui em Petrolina, e conversando com um menor que havia cometido um crime, perguntei-o o que ele iria fazer quando dali saísse, a resposta dele foi simples e rápida: voltarei a fazer tudo que fiz para chegar aqui. Afinal, quando eu sair daqui, saio de cabeça erguida, pois, todos os meus crimes foram esquecidos!.
Nós mesmos criamos os marginais, a partir do momento, em que damos a liberdade a eles de cometerem os crimes e não penalizados. Encerro dizendo, que o pequeno marginal de hoje, poderá tornar-se o grande traficante do amanhã. Poderemos mudar? Sim. Depende de nós e de nossas leis mostrarem que para crimes cometidos não importa se sejam pequenos ou grandes, se foi cometido por menor de idade ou adulto, tem penalidade e é severa. O Brasileiro é tão imitador dos outros países, deveria seguir o exemplo dos Estados Unidos, onde, a lei é para todos, não importa se é uma criança de 09 anos ou um idoso de 70 anos, cometeu o crime, pagará por ele, sendo punido do mesmo modo de um garato de 20 anos. Afinal, crime é crime.

Elsio Alves.



Comentários