Senador Fernando Bezerra Coelho faz discurso no Senado e parabeniza Petrolina pelos seus 121 anos.




Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em discurso, à tribuna, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Foto: Waldemir Barreto/Agência SenadoO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), hoje subiu a tribuna para prestar sua homenagem a sua cidade-natal que estar aniversariando, Petrolina. O Senador FBC (PSB-PE) parabenizou sua cidade pelos 121 anos de emancipação política.
O senador aproveitou a oportunidade para alertar os petrolinenses para o futuro, que a população deseja para a cidade e frisou “Porque a esperança por dias melhores está sempre presente no coração dos petrolinenses. É uma força que nunca esmorece. Porque é a força de quem ama a sua cidade”, destacou. Após lembrar os avanços conquistados pelo município durante as três oportunidades em que foi prefeito de Petrolina, o senador Fernando Bezerra – considerado o gestor que mais investiu em saneamento – lamentou as dificuldades enfrentadas, atualmente, pela população.

Confira na integra o discurso do Senador Fernando Bezerra Coelho:
“Senhor Presidente,


Senhoras Senadoras, Senhores Senadores,

Ocupo hoje a Tribuna para prestar minha homenagem à cidade de Petrolina, que no dia 21 de setembro comemora 121 anos de emancipação política. E essa homenagem vai sobretudo para o povo da minha cidade. Um povo que é conhecido por enfrentar, com firmeza, as dificuldades. E que tem uma força – uma capacidade de superação – que é exemplo não só para o Estado de Pernambuco mas para todo o Brasil.

Não por acaso, Petrolina é conhecida como a terra dos impossíveis, e sua história mostra o porquê desse nobre título. De um local de passagem para se chegar a Juazeiro da Bahia, Petrolina tornou-se a grande cidade que é hoje, com mais de 330 mil habitantes. Ela também é chamada “a Capital do São Francisco”.

Petrolina soube vencer a dificuldade da seca para se tornar uma grande potência da fruticultura no Brasil em pleno sertão pernambucano. E tudo isso graças à visão de homens públicos que souberam lutar por sua terra, levando água para irrigar o sertão, e transformar Petrolina num exemplo para todo o país.

Tive a honra de ser prefeito por três vezes e pude contribuir para o desenvolvimento da minha cidade. Construímos o Centro de Convenções, o Hospital de Traumas, a Orla 2, a Biblioteca Cid Carvalho. Pavimentamos e calçamos centenas de ruas e duplicamos várias avenidas, como a Monsenhor Ângelo Sampaio, a Avenida da Integração, a Avenida dos Tropeiros, a Avenida 7 de Setembro e tantas outras obras que tivemos a oportunidade de realizar.

Me orgulho de ter sido o prefeito que mais investiu em saneamento. Carrego também, a alegria de ter doado o terreno para a implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Uma luta inesquecível do Deputado Osvaldo Coelho.

Na zona rural, tivemos também a alegria de entregar mais de três mil cisternas. Implantamos as Adutoras de Rajada, de Cristália, a de Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu, entre outros sistemas de abastecimento que levam água para diversas outras comunidades e assentamentos de Petrolina e região. Levamos, ainda, energia elétrica para mais de duas mil famílias.

Em todos os cargos públicos que já ocupei, seja como secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal, ministro da Integração Nacional, e hoje exercendo o mandato de senador, em todos eles, sempre busquei trabalhar pelo bem de Petrolina, lutando para destinar recursos e levar programas dos governos federal e estadual, para atender as necessidades de nossa população. Porque para mim, essa é a forma de retribuir todo o apoio que Petrolina sempre me deu.

Os últimos anos, Senhor Presidente, não têm sido fáceis para o povo petrolinense por conta de uma gestão municipal que não soube cuidar da cidade e deixou a população desassistida. Petrolina regrediu em muitos aspectos, notadamente no saneamento e na saúde. Mas, o petrolinense é forte. O petrolinense não se abate. E está enfrentando, com coragem, essa dificuldade; igual a todas as outras que já enfrentou, e sempre venceu. Porque a esperança por dias melhores está sempre presente no coração dos petrolinenses. É uma força que nunca esmorece. Porque é a força de quem ama a sua cidade.

Que o dia 21 de setembro seja um dia de alegria para todos os petrolinenses; mas, que sobretudo, seja também um dia de reflexão. Para que o povo de Petrolina possa pensar sobre a nossa cidade, e que futuro nós queremos para ela e que ela merece por sua grandiosidade. Desejo, portanto, um feliz aniversário para a nossa querida Petrolina. E um forte abraço, que mando a todos que amam a nossa querida cidade!

Muito obrigado.”

Comentários