Missa solene em honra a São José será celebrada no dia 18 de março(sábado) para não coincidir com o 4º domingo da Quaresma


A novidade da festa para 2023 é a mudança da missa solene em honra à São José para o dia 18 de março (sábado) para não coincidir com o 4º domingo da Quaresma, que cai no dia 19 de março, data oficial da celebração.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, mencionou que

embora não seja uma festa móvel, a celebração foi antecipada pela importância. “A Solenidade de São José pertence ao calendário santoral e como festa importante não pode ser esquecida, mas devido ao domingo da quaresma houve a antecipação.

História – Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia. Pio IX elegeu São José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão. José tem o título mais alto que um homem pode ter, o de pai adotivo do Messias. O calendário litúrgico dedica duas comemorações festivas a este grande Santo: no dia 19 de março (em muitos países este é o dia dos pais) e no dia primeiro de maio, dia do trabalhador. São José foi escolhido como modelo de todos os trabalhadores. O Papa Francisco mandou inserir, na Liturgia eucarística, o nome de São José, que assim é invocado diariamente na hora da Missa, bem logo após a Consagração.

 

“O domingo da Quaresma tem precedência a qualquer solenidade que não seja do Senhor. É importante que isso não deixa de ser um sinal de espiritualidade de José, que se oculta diante dos mistério de Deus, Nosso Senhor”, afirmou Dom Roberto.

Comentários