Cerca de 200 bispos de todo o mundo estão no Vaticano participando de um curso de formação promovido pela Santa Sé para bispos nomeados no último ano.
Cerca de 200 bispos de todo o mundo estão no Vaticano participando de um curso de formação promovido pela Santa Sé para bispos nomeados no último ano. Entre eles, há 14 brasileiros. Na manhã de hoje (11), eles tiveram um encontro com o papa Leão XIV na Sala Nova do Sínodo.
“Para mim o encontro ratifica a ideia de que o bispo é um pastor que deve cuidar do rebanho,
sendo proativo na ida ao encontro de todas as pessoas e também estando sempre aberto ao acolhimento, à misericórdia e ao perdão”, disse o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Nereudo Freire Henrique, nomeado em 8 de novembro de 2024.“É um tempo marcado pela graça de Deus. Com certeza, ao voltarmos para nossas dioceses, voltaremos animados porque sabemos que o Espírito de Deus está presente na Igreja que busca a comunhão e busca fazer a experiência do Ressuscitado”, disse ele, segundo o site da CNBB.
O curso começou em 3 de setembro e termina hoje. O tema é Testemunhas e anunciadores da Esperança fundada em Cristo e foi organizado pelo Dicastério para os Bispos e pelo Dicastério para a Evangelização,
O arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno, também estão no Vaticano colaborando com essas formações.
Os temas foram apresentados por membros da Cúria Romana e especialistas de diversas áreas. Eles discutiram sobre a missão pastoral do bispo, economia, comunhão com o papa e comunhão missionária entre os bispos. Também falaram sobre a missão do Óbolo de São Pedro, a importância da transparência na gestão de recursos e a corresponsabilidade entre as dioceses e a Santa Sé.
Aproveitando a estadia no Vaticano, os bispos brasileiros passaram pela Porta Santa, participaram da missa jubilar e veneraram as relíquias do apóstolo são Pedro na basílica de São Pedro. Também participaram da canonização de são Pier Giorgio Frassati e são Carlo Acutis.
Comentários
Postar um comentário
Forneça seu Nome (Obrigatório) e os comentarios que tiverem ofensas,serão deletados