Celebrações do Papa de novembro a janeiro, publicado calendário

 Foto de arquivo: uma Missa na Praça São Pedro (Vatican Media)

Da proclamação de Newman como "Doutor da Igreja" em 1º de novembro ao Batismo de várias crianças na Capela Sistina em 11 de janeiro. O Escritório para as Celebrações Litúrgicas Pontifícias publicou esta terça-feira, 30 de setembro, o calendário das celebrações presididas pelo Papa Leão XIV nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

A primeira é a Missa das 10h30 locais na Praça São Pedro, em 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos, para a declaração do título de "Doutor da Igreja" — já anunciada em 31 de julho passado — a São John Henry Newman, beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019. O Papa Leão havia anuncido a data, que coincide com o Jubileu do Mundo Educacional, durante o Angelus de domingo, 28 de setembro.

Missa pelo Papa Francisco e pelos cardeais e bispos falecidos

Na segunda-feira, 3 de novembro, o Papa presidirá, às 11h locais, na Basílica de São Pedro, uma Missa em sufrágio de seu falecido predecessor, Francisco, e pelos cardeais e bispos então falecidos nos últimos doze meses. No dia 9 do mesmo mês, solenidade da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, celebrará uma Missa às 9h30 locais na mesma Basílica sede da Diocese de Roma. Também em novembro, no domingo, dia 16, está prevista uma Missa às 10h locais na Basílica de São Pedro, pelo Jubileu dos Pobres. A última celebração do mês será no dia 23 de novembro, com a liturgia na Praça São Pedro, às 10h30 locais, na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. O Jubileu dos Coros e Corais será celebrado no mesmo dia.

Homenagem à Imaculada Conceição

O calendário desta terça-feira também anuncia que Leão XIV, dando continuidade à tradição de seus antecessores, irá à Praça de Espanha - centro de Roma -, na festa da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, à tarde, às 16h locais, para um ato de veneração a Nossa Senhora. No dia 12, às 16h locais, presidirá a Missa em memória da Bem-Aventurada Virgem de Guadalupe, na Basílica Vaticana. Também na Basílica de São Pedro, dois dias depois, em 14 de dezembro, o Papa conduzirá a celebração do Jubileu dos Detentos. O horário previsto é às 10h locais.

Ritos de Natal

As celebrações de Natal também foram confirmadas. Isso inclui a Missa da noite, na Basílica de São Pedro, no dia 24 de dezembro, às 22h locais, na solenidade da Natividade do Senhor, e a Missa em 25 de dezembro, novamente em São Pedro, às 10h locais, seguida pela Bênção "Urbi et Orbi" às 12h, na sacada central da Basílica. No dia 31 de dezembro, solenidade de Maria, Mãe de Deus, o Pontífice presidirá as Primeiras Vésperas e o Te Deum às 17h locais, em ação de graças pelo ano que passou. Em 1º de janeiro de 2026, a Missa do 59º Dia Mundial da Paz será celebrada na Basílica Vaticana, às 10h locais.

Encerramento do Jubileu

A solenidade da Epifania, em 6 de janeiro, terá o fechamento da Portal Santa, marcando a conclusão do Jubileu Ordinário de 2025. O rito na Basílica de São Pedro será realizado às 9h30 locais, seguido pela Missa. A última celebração, prevista para 11 de janeiro, a Festa do Batismo do Senhor, será celebrada às 9h30 locais. O Papa Leão XIV celebrará a Missa na Capela Sistina, onde também batizará várias crianças.

 

 

Fonte: Vaticannews.va

 

Comentários