CF 2026: quando o Verbo se faz moradia, a dignidade humana torna-se missão
![]()
Com o início do tempo quaresmal, a Igreja no Brasil lança a Campanha da Fraternidade (CF) 2026. Há mais de seis décadas, esta iniciativa busca ser um sopro evangelizador e social, cujas práticas devem ecoar durante todo o ano. Em 2026, o olhar se volta para um dos fundamentos mais essenciais e, infelizmente, mais feridos de nossa sociedade: o direito a um lar.
Vozes que clamam por justiça
Sob o tema "Fraternidade e Moradia" e o lema bíblico "Ele veio morar entre nós" (Jo 1,14), diversas dioceses pelo país organizam coletivas de imprensa nesta quarta-feira de Cinzas. O objetivo é amplificar a voz da Igreja diante da crise habitacional.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza sua coletiva oficial às 10h, no Auditório Dom Helder Câmara, em Brasília, com transmissão online. O evento reunirá representantes de pastorais sociais e movimentos populares. Um dos destaques será a apresentação da experiência da comunidade de Trindade, em Salvador (BA), que tem transformado a realidade de pessoas em situação de rua por meio da conquista da moradia digna.
Lançamento celebrativo em Aparecida
A programação nacional terá continuidade no Santuário Nacional de Aparecida com dois momentos de profunda carga simbólica:
- 21 de fevereiro (19h30): Bênção e instalação do monumento “Cristo Sem Teto”, do artista canadense Timothy Schmalz. A escultura, que retrata Jesus como uma pessoa em situação de rua, será inaugurada pelo presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, e pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, pelo padre Jean Poul, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e pelo padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB.
- 22 de fevereiro (08h): Missa de abertura da CF 2026, presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.
O clamor dos números: por que falar de moradia?
Anualmente os bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CONSEP - CNBB) recolhem sugestões para o tema da Campanha da Fraternidade dos regionais, organismos do povo de Deus, ordens e congregações religiosas, como também dos fiéis leigos. Para o ano de 2026, houve a acolhida da proposta emitida pela Pastoral da Moradia e Favelas. A moradia já foi tema da CF em 1993 e este ano ganha roupagens novas especialmente depois do Papa Francisco que pontuou diversas vezes a temática em suas homílias.
Os dados divulgados pela CNBB no texto-base são estes:
“6 milhões de famílias vivem em condições precárias ou sofrem com aluguéis abusivos (8,3% dos domicílios do país). 26 milhões de famílias residem em locais inadequados, sem infraestrutura básica ou em áreas de risco. Cerca de 328 mil irmãos e irmãs vivem hoje em situação de rua no Brasil.”
O material oficial da campanha, disponível no portal da Conferência e em no site campanhadafraternidade.com.br., é um clamor pela justiça social. O texto-base destaca que a casa não é meramente um abrigo físico de tijolos e telhas, mas a porta de entrada para todos os outros direitos: sem um endereço digno, a saúde se fragiliza, a educação se torna distante e a segurança se esvai.
Gesto concreto e solidariedade
A Campanha da Fraternidade convida à ação. No dia 29 de março (domingo de Ramos), será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que apoia projetos de habitação popular e assistência aos mais vulneráveis.
Uma prece pela nossa casa comum
As paróquias, movimentos e pastorais são convidados, a partir do material distribuido, a rezar pela temática proposta, para que cada ser humano tenha um lugar digno para habitar. Abaixo, a Oração da CF 2026:
“Deus, nosso Pai, em Jesus, vosso Filho, viestes morar entre nós e nos ensinastes o valor da dignidade humana. Nós vos agradecemos por todas as pessoas e grupos que, sob o impulso do Espírito Santo, se empenham em prol da moradia digna para todos. Nós vos suplicamos: dai-nos a graça da conversão, para ajudarmos a construir uma sociedade mais justa e fraterna, com terra, teto e trabalho para todas as pessoas, a fim de, um dia, habitarmos convosco a casa do Céu. Amém!”
Fonte: https://www.vaticannews.va/
Comentários
Postar um comentário
Forneça seu Nome (Obrigatório) e os comentarios que tiverem ofensas,serão deletados